Cupins: Uma praga que pode derrubar o seu imóvel.

bauru-dedetizadora-descupinizacao

 

Existem cerca de 2.200 espécies catalogadas de cupins, sendo que destas, 500 habitam o Brasil. Desse total, três tem importância em particular à economia da humanidade: Cupim de solo ou subterrâneo, cupim de madeira seca e cupim de pântano. Esses insetos vivem em colônias (cupinzeiros) e, a exemplo das abelhas e das formigas, são socialmente organizados: reis, rainhas, soldados e operários.

Na primavera e no outono ocorrem as revoadas que dão lugar a novos cupinzeiros. Após voarem os siriris ou aleluias, saem em revoadas, para acasalar, caem ao solo, se livram das asas, e aos pares, procuram locais apropriados para o acasalamento e a implantação de novos cupinzeiros.

Apresentam desenvolvimento incompleto, compreendendo as fases de ovo, ninfa e adulto. As ninfas sofrem ecdises até chegarem à forma adulta. É durante essa fase de desenvolvimento que será definida a “finalidade” da ninfa, ou seja, se transformarão em operários, soldados, reprodutores alados ou de reposição, de acordo com a necessidade da colônia. No último estágio, as ninfas podem desempenhar as funções dos operários.

Após a revoada, os alados perdem as asas e juntam-se aos pares, saindo à procura de local adequado para o estabelecimento da nova colônia. Decorridos alguns dias após a cópula, a rainha começa a postura. As primeiras posturas originam operários apenas, que darão início à construção da colônia. Depois de estabelecida a colônia, surgem os indivíduos das outras castas. Após atingir a maturidade da colônia (por volta de 5 anos), começam também a surgir os indivíduos alados que irão fazer novas revoadas para criar novas colônias.

 

PRINCIPAIS ESPÉCIES E DANOS

 

Os principais danos são nas estruturas de madeira, móveis e outros derivados de celulose como livros e papeis em geral. Os cupins que causam problemas no meio urbano são:

 

CUPIM DE MADEIRA SECA | Família Kalotermitidae e Cryptotermes brevis

madeira

Habita áreas de climas subtropical e tropical, mesmo em regiões que apresentam inverno

rigoroso. É uma espécie estritamente antropófila, sem registro de indivíduos encontrados em ambientes naturais. Fazem seus ninhos dentro dos moveis ou do madeiramento propriamente dito, e suas colônias são pequenas.

 

SINAIS DE INFESTAÇÃO

São bem discretos em infestações iniciais, porém o sinal mais típico é a presença de grânulos (resíduos fecais) amontoados e localizados abaixo dos orifícios de expulsão. Outra evidência, em caso de infestações com presença de colônias maduras, é a presença de asas espalhadas no recinto.

Pode-se até inferir que, será uma das principais pragas urbanas do final do milênio.Toda madeira está sujeita ao ataque de insetos xilófagos (insetos deterioradores de madeira) desde o corte da árvore até o seu uso final como móveis, batentes, portas, telhados, etc.

 

CUPINS SUBTERRÂNEOS | Família Rhinotermitidae | Gêneros Coptotermes e Heterotermes

cupins-300x194

Os cupins-subterrâneos alimentam-se de madeira e derivados de celulose. Vivem em ninhos que são construídos em locais ocultos no solo ou em cavidades, a umidade e ausência de luz são condições ideais. As colônias são consideravelmente grandes, compostas por milhares de indivíduos e, por conseqüência, o ninho expande-se muito com o aumento populacional. Exploram largamente o ambiente sempre à procura de novas fontes de alimento. A principal característica desses cupins é a construção de túneis de terra (composto por fezes), denominados túneis de forrageamento. Os soldados são utilizados para a identificação das espécies.

 

 

SINAIS DE INFESTAÇÃO 

Presença de túneis de forrageamento, comumente em batentes de portas, fundos de bola-300x167armários e guarda-roupas embutidos, caixas de luz, conduítes, dentre outros.

Colônia (ninho) de cupins subterrâneos (Espécie Cototermes Gestroi) instalados dentro de um vão da laje tipo caixão de perdido onde passa a prumada de coleta de águas pluviais, desta forma irradiando-se por toda estrutura.

Com vários anos de experiência no ramo, nossa empresa faz a descupinização completa, com qualidade, agilidade e eficiência. Para cada tipo de cupim temos vários tipos de tratamento, usando equipamentos e produtos apropriados para cada caso. Fazemos a descupinização tanto em madeira seca, quanto por meio de barreira química.

PROBLEMAS COM CUPINS?
ENTRE EM CONTATO E SOLICITE UMA VISTORIA.

(14)3226-1010